quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Histórico do Projeto Lírio dos Vales

Histórico do Centro de Recuperação Antidrogas Masculino Lírio dos Vales

A Organização Não Governamental intitulada Lírio dos Vales, surge a partir da indignação da família Cruz, frente à estarrecedora situação de dependência de drogas que muitos jovens de Macapá se encontram. Tal repulsa ainda é reforçada pelo fato de seu filho casula ser um desses jovens viciados.
Foi esta triste realidade vivida pela família Cruz e a fundamental participação do psicólogo Tom Sobral que motivou o surgimento desta entidade, na tentativa de criar uma alternativa eficaz na recuperação destes jovens.
A idéia de criação de um Centro de Recuperação para usuários de drogas surge durante uma visita do psicólogo Tom Sobral ao sítio da família Cruz no dia 27 de setembro de 2007. O psicólogo ao descer pela montanha do sítio ficou deslumbrado com a paisagem que se deparava naquele vale. Logo iniciou uma bela oração e de forma tremenda o Espírito Santo de Deus se manifestou naquele lugar. Tudo o que aconteceu foi relatada a proprietária do sítio, a professora Alda, que imediatamente fez a doação de uma área medindo 200 metros de frente com 1.000 metros de fundo para a implantação de um Centro de Recuperação que futuramente seria conhecido como Centro de Recuperação Masculino Antidrogas Lírio dos Vales.
No dia 01 de Outubro de 2007, o Sr. Tom Sobral juntamente com outros 13 alunos do Centro de Recuperação Monte Tabor, foram para o Sítio Lírio dos Vales, e iniciaram os trabalhos de construção das instalações Centro de Recuperação. Faziam parte deste grupo os senhores alunos Hélio, Ezequiel, Rogério, Luciano, Anderson, Nil, Arley, Alan, Flávio, Daví, Fabrício, Arí e Elielson.
O psicólogo Tom Sobral durante 2 meses participou ativamente da manutenção do Centro de Recuperação, realizando viagens diárias ao município de Ferreira Gomes para levar mantimentos e palavras de conforto para os alunos ali instalados. Entretanto, em função de outros compromissos, especialmente ligados ao Centro de Recuperação Monte Tabor, se afastou das atividades deixando a cargo da Professora Alda, a matriarca da família Cruz, a responsabilidade de administrar o Lírio dos Vales no dia 01 de Dezembro de 2007.


A Professora Alda com recurso próprio e doações de familiares e amigos, deu início a construção de um refeitório e ampliação do antigo alojamento. Neste período o número de alunos variava entorno de 13 pessoas. Em dezembro de 2008 foi realizada uma assembléia entre os participantes da ONG, onde foi criado o Estatuto do Centro de Recuperação Lírio dos Vales e empossada a sua primeira diretoria.
Em 2009 o Fórum de Santana firmou convênio com o Centro Lírio dos Vales para o fornecimento de alimento. Ainda no mesmo ano, foram realizadas parcerias com o Hospital de Ferreira Gomes para tratamento Odontológico dos internos, além de uma importante parceria com o Mercantil Ferreirense, do município de Ferreira Gomes e outros comerciantes que gentilmente forneciam alimentos para a instituição.    
Em 2010 foi firmada parceria com Fórum de Macapá através da VARA DE EXECUÇÃO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS - VEPMA para fornecer alimentos, assim como o Supermercado Fortaleza que fornece legumes a instituição. Outros colaboradores foram de fundamental importância como o Sr. Nonato e a Sr.ª Eliana Coimbra que construíram para a construção do novo alojamento. A instituição ainda contou com a doação de beliches e colchões pela Eletronorte, alem de ser beneficiada pelo Programa Luz para Todos do Governo Federal no dia 25 de setembro de 2010, através da Eletronorte, o que garantiu uma maior diversificação e qualidade das atividades desenvolvidas.  
Atualmente aproximadamente 300 pessoas já foram atendidas pelo Centro Lírio dos Vales, muitas destas pessoas estão recuperadas e reintegradas ao convívio da sociedade. Hoje o Centro atende 30 alunos com idade entre 22 a 46 anos.

Atualizado em 07 de fevereiro de 2011.

9 comentários: